domingo, 31 de julho de 2011

Planejamento Estratégico em Organizações do Terceiro Setor


Nós, contabilistas, somos especialistas em registrar atos e fatos decorrentes das atividades empresariais e demonstrar seus resultados por intermédio de peças contábeis consagradas e de valor inquestionável para o mundo dos negócios, da governança corporativa e da administração pública.

Também as organizações sem fins lucrativos se valem dessa importante habilidade profissional para acompanhar o rumo de suas atividades. Isso é um ponto comum e praticamente universal.

As informações produzidas pela área contábil são, no mundo moderno das empresas, usadas muito além do cumprimento das formalidades legais e tributárias. Servem para balizar o processo decisório, como base de gerenciamento, contribuindo decisivamente
para o sucesso das organizações.

Os demonstrativos contábeis também são fundamentais para sustentar, junto com uma série de outras variáveis, a formulação do planejamento estratégico das corporações, inclusive aquelas que integram o hoje chamado Terceiro Setor. Um exemplo pode ser observado na atitude do Rotary International, que formula o seu planejamento
estratégico e o divulga para os 33.141 Rotary Clubs existentes em 208 países ou regiões geográficas.

Dessa forma, os mais de 1.217 rotarianos de todo o mundo, voluntários que são, poderão traçar as metas em suas localidades, de modo que a soma dos esforços empreendidos rume no sentido de um resultado global que seja frutuoso e benéfico para os propósitos de construção da paz e da compreensão entre os povos.

No Rio de Janeiro, contabilistas rotarianos estão diretamente empenhados há cinco anos no processo de planejamento estratégico integrado, o que vem representando significativa evolução em favor da sociedade.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 141 de mar/abr 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário