domingo, 31 de julho de 2011

Conheça a si mesmo para envolver a Humanidade


Kalyan Banerjee, presidente da maior indústria de produtos agroquímicos da Índia, eleito presidente do Rotary International de 2011 a 2012, propõe aos líderes de todo o Mundo: “Conheça a si mesmo para envolver a Humanidade”. Ele entende que o desenvolvimento pessoal leva à prosperidade, e prosperidade leva à paz. Instiga, então, que cada profi ssional fortaleça a sua comunidade e, como os círculos que se formam na água em torno da pedra jogada ao rio, seja capaz de infl uenciar toda a humanidade.

Seja um projeto de grande porte, seja pela doação de seu tempo como voluntário, líderes servidores descobrirão que o mais importante é sanar uma necessidade identifi cada. Afirma Kalyan: os gestos simples são os que mudam vidas.
Contabilistas são agentes do desenvolvimento econômico. E podem exceder ainda mais a sua ação quando se colocam a serviço de projetos sociais simples, mas relevantes.
Pertinente, portanto, dizer: Contabilista, conheça melhor a si mesmo para envolver a Humanidade.

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 12 mar/abr 2011

Solidariedade é um ato espontâneo


As catástrofes de janeiro de 2011 na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro fi zeram a sociedade reafi rmar a máxima: Solidariedade é um ato espontâneo!

Diante da tragédia, muitos se somaram aos atingidos, levando-lhes doações, como as mais de 130 toneladas de alimentos, ferramentas, roupas, medicamentos, etc.., coletadas pelo povo de Santa Catarina, sob a liderança do Rotary Club de Joinville – Manchester e que tiveram no Rotary Club RJ – Tijuca a ponte para o transporte e
distribuição dessas doações para Areal, São José do Rio Preto, Itaipava, Teresópolis e Nova Friburgo, sempre através de Rotarianos locais.

Outro exemplo: as centenas de abrigos Shelter Box para os acampamentos, com apoio do Rotary International, que acolhem, em cada unidade, famílias de até 8 pessoas até a reconstrução de seus Lares.

Na mesma linha, a solidariedade surgiu de segmentos profi ssionais e empresarias como o CRC RJ, que logo montou a sua central solidária, e a Associação Comercial do Rio de Janeiro, todos irmanados para a minimização dos efeitos implacáveis da força da Natureza.

Mais que apoio material, levaram alento às vítimas e estímulo para a reconstrução que há de acontecer graças à atitude humanitária de todos.

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 11 de jan/fev 2011

A Nova Cidadania Fluminense

Limiar da nova década, 2011 é o primeiro ano da série consecutiva até 2016 em que o Brasil acolherá 6 megaeventos, todos no Rio de Janeiro. A Capital ainda contribuirá com mais um acontecimento: a celebração dos 450 anos de sua fundação.

Nessa trajetória, estaremos fortalecendo a comunidade e unindo continentes.
Momento para contabilizarmos os resultados de dois grandes impactos sociais e econômicos ocorridos nesse valoroso estado: a transferência da capital para Brasília (1960), e a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro em um só (1975).

Transcorridas cinco décadas do primeiro evento, há 35 anos passamos a formar um novo contingente de cidadãos. E tudo indica que o futuro represente uma grande oportunidade para a formação de uma nova cidadania fluminense, proposta que surge
das reflexões dos Rotarianos da Tijuca e ganha eco na Associação Comercial do Rio de Janeiro, através do Conselho Empresarial de Ética e Responsabilidade Social da Casa de Mauá.

O CRCRJ tem papel importante nesse esforço, e certamente os contabilistas serão líderes engajados na formação dessa nova cidadania fluminense pautada por bons princípios, pela conduta ética, pela competência, pelo desenvolvimento e pela
alegria contagiante de realizar.

Viva o futuro! Viva a nova cidadania fluminense!

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 10 nov/dez 2010

Novas gerações - Investimento Promissor


Investir nas novas gerações é buscar, como retorno, o desenvolvimento da sociedade. Jovens bem formados, capazes, competentes, com conduta ética, asseguram que o futuro possa ser sempre mais promissor.

Com essa visão, organizações como o Rotary, dedicada à implementação de projetos humanitários de larga envergadura, mantêm programas estruturados para que jovens talentosos possam fazer despontar suas aptidões vocacionais.

É o exemplo dos Rotaract Clubs, associações de estudantes e profissionais em fase de consolidação, na faixa etária de 18 a 30 anos de idade, interessados em servir suas comunidades, ampliar suas amizades e contatos profissionais, e incrementar seu entendimento no mundo.

Patrocinados por um Rotary Club local, os Rotaractianos formam um contingente de 193 mil rapazes e moças que constituem 8.383 Rotaracts Clubs que funcionam em 171 países.
No Brasil são 15.686 companheiros formando 682 clubes de jovens, entre os quais vários profissionais da contabilidade.

Os interessados poderão colher maiores informações em www.rotarytijuca.com.br > Parceiros > Rotaract Tijuca.

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 9 set/out 2010

As muitas dimensões do Profissional


O mundo dos negócios é estressante, mas é nele que atuamos como profissionais da contabilidade. Assim, nada melhor do que compreender suas armadilhas.

Uma das formas de reconhecida eficácia é a diversificação das atenções diárias.
É aí que as redes de relacionamentos de voluntários, como os Rotary Clubs, ganham a cada dia maior impor tância. Por isso, mais de 1.250.000 empresários e profissionais – os Rotarianos minimizam os impactos dos desafios, construindo uma
sólida rede de companheiros, diversificando os seus “mundos” de atenção.

O profissional que opta por viver essas muitas dimensões é o que Peter Drucker denominava “o trabalhador multidimensional”. E, quanto mais cedo se der a descober ta do voluntariado, tanto melhor. Tornar-se um líder servidor, praticando a
generosidade, cer tamente contribui para a construção de um ser humano integral.

MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE, máxima adotada pelos Rotarianos, representa essa atitude holística de pensar e viver em harmonia.

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 8 jul/ago 2010

Companheirismo – a celebração das Relações Profissionais


A facilidade das comunicações proporcionada pela Internet tem feito com que uma grande maioria dos contabilistas adote as redes de relacionamento como facilitadores do contato profissional. Cada vez mais é comum aderirmos ao LinkedIn, Plaxo, Messenger e Skype, por exemplo. Até mesmo o Facebook, o Twitter e o Orkut passam a fazer parte do nosso cotidiano. Listas de afinidade profissional também facilitam a aproximação seja para o intercâmbio de informações acadêmicas, seja para as práticas tributárias, previdenciárias e fiscais. No entanto, esses espaços virtuais jamais suprirão a importância do contato pessoal, do momento do abraço fraterno entre pessoas que escolheram a mesma profissão, ou com parceiros em seus negócios.

Este é um dos propósitos dos clubes de serviços como os Rotary Clubs, que propiciam encontros constantes para que profissionais e empresários possam manter suas redes de relacionamentos e que são conhecidos pelos Rotarianos como COMPANHEIRISMO.

A celebração da amizade fortalece a aproximação de pessoas voltadas para o bem comum, e os contabilistas precisam, sempre mais, se fazer presentes nesses espaços de saudável encontro profissional.

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do RCR RJ nº 7 mai/jun 2010

Contabilistas em Montreal


De 20 a 23 de junho, a sofisticada e aconchegante cidade de Montreal (Canadá)
acolheu profissionais de contabilidade de todo o mundo, associados aos mais de
32,5 mil Rotary Clubs locais. É a Convenção do Rotary International, que se realiza pelo 101º ano consecutivo.

Destacados contabilistas fluminenses participaram desse megaencontro com a
chance de reforçar laços de companheirismo e ampliar suas redes de relacionamento. Em
Rotary, profissionais e empresários colocam o seu potencial em favor da paz e da compreensão entre os povos. E cada um agrega valor com sua competência, experiência e
contatos na sociedade, tal como os profissionais de contabilidade fazem no seu dia a dia.

A Convenção do Rotary International contribui para o engrandecimento pessoal, moral e profissional dos participantes através de palestras, seminários, workshops e encontros de rotarianos vindos de mais de 211 países.

Isto é Rotary!

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 6 mar/abr 2010

Fortalecendo a Cidadania


O contabilista presta serviços relevantes à sociedade e sua atividade profissional o faz um edificador da cidadania de forma natural. Além disso, há sempre oportunidades para contribuir ainda mais para o desenvolvimento social, e, nesse sentido, o
CRC RJ deu uma prova pública ao fazer entoar, na posse de seu novo Conselho, o Hino do Estado do Rio de Janeiro, um dos símbolos deste importante estado da Federação e que, por razões diversas, precisa ser cada vez mais difundido entre os briosos cidadãos fluminenses.

Os rotarianos entendem que o fortalecimento do senso de cidadania contribui decisivamente para a manutenção de um ambiente coletivo favorável à paz e à compreensão entre as pessoas e, por isso, aplaudem todas as felizes iniciativas,
como a demonstrada pelo CRCRJ na memorável posse da gestão liderada pela presidente Diva Gesualdi.

“Fluminenses, eia! Alerta! [...] Em defesa da Pátria gigante; seja o lema de nosso estandarte: Paz e Amor! Fluminenses, avante!” (trecho final do Hino do Estado do Rio de Janeiro).

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 5 jan/fev 2010

Ética e Civismo


Ética e civismo são dois dos princípios praticados por 1.217.000 profissionais e empresários associados aos 33.692 Rotary Clubs espalhados pelo mundo.

Sabem os rotarianos que ao adotarem conduta ilibada na vida familiar e em seus negócios contribuem para que o ambiente social seja favorável à paz e à compreensão entre as pessoas.

Civismo e ética são valores fundamentais para a vida coletiva, que objetivam preservar a harmonia e melhorar o bemestar de todos, consistindo no respeito aos valores, às instituições e às práticas sociais de um país. O civismo deve ser um
ato do dia a dia de preservação do interesse de uma nação.

A bandeira do Brasil, o mais popular símbolo do civismo entre os brasileiros, é adotada com orgulho em todas as manifestações de patriotismo, simbolizando a união de todos os brasileiros em torno de um mesmo sentimento de amor à nação e representando nosso brio.

Sua exibição é uma prática de grande importância para o permanente desenvolvimento e consolidação da cidadania nacional, e cada um de nós, contabilistas, pode ostentá-la com honra nas mesas de trabalho e escritórios como uma reverência permanente ao símbolo de nossa nação.

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-2002 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 4 nov/dez 2009

A participação da Mulher na Sociedade

Inúmeras mulheres foram notáveis na História da humanidade pela prestação de serviços voluntários, empregando suas habilidades e competências profi ssionais. Esse contingente cresce a cada dia. Por exemplo, dentre 1.218.674 Rotarianos associados a 33.608 Rotary Clubs espalhados por 211 países e regiões geográficas, 195.979 são do sexo feminino, o que equivale e 16% do total. No Brasil esses números são ainda mais expressivos, chegando à casa dos 20%, com 10.169 mulheres profissionais, dentre 52.821 Rotarianos fi liados a 2.324 Rotary Clubs atuantes
no território nacional. Os dados poderão ser ainda mais significativos no sentido
do equilíbrio entre homens e mulheres profissionais que dedicam parte de seu tempo, energia e competência na prestação de serviços voluntários. Por exemplo, na medida em que as contabilistas se aproximem de clubes de serviços, como os Rotary Clubs, e se façam reconhecidas como líderes que são em suas atividades e segmentos de trabalho e, assim, sejam convidadas a ingressar na unidade mais próxima de seu domicílio ou local de trabalho.

Para localizar o Rotary Club mais próximo de você e descobrir a importância da mulher nessa organização visite www.rotarytijuca.com.br > links > Rotary International Brazil Office.

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº 3 de set/out 2009

Envolva-se localmente, participe globalmente


Cada vez mais os profissionais e empresários que atuam no mundo dos negócios, com desafios variados, sentem a necessidade de contribuir para a reversão de quadros sociais adversos em sua comunidade local, regional, em seu país ou no mundo.

A ação isolada é limitada por sua natureza. Porém, quando um líder se soma a outros numa rede mundial de relacionamento com mais de 1.230.800 pessoas como ele, distribuídas em 33.624 grupos sociais de comunidades locais espalhados por 210 países, cobrindo todos os continentes, a sinergia ocorre de modo extraordinário. Isto é Rotary!

Você, contabilista, faça como muitos de seus companheiros de profissão e saiba como agir. Próximo de seu escritório ou residência há um Rotary Club interessado em conhecer líderes como você. Faça a diferença e envolva-se localmente. Participe
globalmente de projetos educacionais, humanitários e de desenvolvimento.Assista como em http://www.rotary.org/pt/Members/NewMembers/GettingInvolved/Pages/ridefault.aspx?housead.

Contador Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-2002 do Distrito 4570 do Rotary International
Publicado na Revista do CRC RJ nº2 de jul/ago 2009

Fundação Rotária - Os Contabilistas, o Rotary e a Pirâmide de Maslow


Os estudos de Abrahm Maslow levaram esse cientista do comportamento humano a estabelecer cinco necessidades comuns a homens e mulheres, o que é conhecido como “hierarquia das necessidades de Maslow”. Com uma pirâmide, o psicólogo estadunidense dispõe as necessidades fisiológicas como básicas. Sobre elas, surgem as de segurança. Acima dessas, vêm amor e relacionamento pessoal. Em seguida, os valores de estima do indivíduo. E, no ápice, está a necessidade de realização pessoal.

Os contabilistas, em regra geral, se enquadram perfeitamente nessa teoria e encontram em organizações como os Rotary Clubs o ambiente perfeito para que atinjam o
plano de sua realização pessoal através da prestação de serviço voluntário em prol do bem comum da sociedade.

Assim, como rotarianos, colocam em prática a máxima de dar de si antes de pensar em si, tendo a ética como um princípio que não pode ter fim.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-2002 do Distrito 4570 do Rotary International * Contador
Publicado na Revsita do RCR RJ nº 1 de mai/jun 2009

Planejamento Estratégico em Organizações do Terceiro Setor


Nós, contabilistas, somos especialistas em registrar atos e fatos decorrentes das atividades empresariais e demonstrar seus resultados por intermédio de peças contábeis consagradas e de valor inquestionável para o mundo dos negócios, da governança corporativa e da administração pública.

Também as organizações sem fins lucrativos se valem dessa importante habilidade profissional para acompanhar o rumo de suas atividades. Isso é um ponto comum e praticamente universal.

As informações produzidas pela área contábil são, no mundo moderno das empresas, usadas muito além do cumprimento das formalidades legais e tributárias. Servem para balizar o processo decisório, como base de gerenciamento, contribuindo decisivamente
para o sucesso das organizações.

Os demonstrativos contábeis também são fundamentais para sustentar, junto com uma série de outras variáveis, a formulação do planejamento estratégico das corporações, inclusive aquelas que integram o hoje chamado Terceiro Setor. Um exemplo pode ser observado na atitude do Rotary International, que formula o seu planejamento
estratégico e o divulga para os 33.141 Rotary Clubs existentes em 208 países ou regiões geográficas.

Dessa forma, os mais de 1.217 rotarianos de todo o mundo, voluntários que são, poderão traçar as metas em suas localidades, de modo que a soma dos esforços empreendidos rume no sentido de um resultado global que seja frutuoso e benéfico para os propósitos de construção da paz e da compreensão entre os povos.

No Rio de Janeiro, contabilistas rotarianos estão diretamente empenhados há cinco anos no processo de planejamento estratégico integrado, o que vem representando significativa evolução em favor da sociedade.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 141 de mar/abr 2009

Bill Gates e Rotary unidos em ação de responsabilidade social


Bill Gates anunciou na Assembléia Internacional do Rotary International em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, em janeiro último, em nome da Fundação Bill e Melinda Gates, que fará contribuição adicional de US$ 255 milhões ao Rotary International para ajudar a eliminar a pólio em todo o mundo. O total das contribuições da Fundação Gates e do Rotary International chegará a US$ 555 milhões.
Logo após se reunir com governadores de distrito dos quatro países onde a pólio ainda é endêmica – Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão –, Bill Gates informou aos rotarianos que faria uma nova doação. “Rotarianos, líderes governamentais e profi ssionais de saúde comprometeram-se a erradicar a pólio”, declarou Bill Gates. “Contudo, a eliminação completa do vírus da pólio é difícil e continuará a ser por muitos anos. O Rotary em particular inspirou meu compromisso pessoal em alcançar esta meta”, acrescentou.

“Vamos acabar de vez com a pólio”, afi rmou Robert S. Scott, presidente da Comissão Internacional Pólio Plus do Rotary International. Este é o maior subsídio outorgado pela Fundação Gates e também o maior recebido pelo Rotary em seus 104 anos de existência. O Rotary usará as verbas em apoio às atividades de imunização conduzidas pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, a qual é liderada pelo Rotary, a
Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças e o Unicef. O Rotary distribuirá os fundos através de subsídios à OMS e ao Unicef.

A erradicação da pólio é prioridade do Rotary desde 1985, sendo que a organização já doou mais de US$ 1,2 bilhão para este fi m. Gates elogiou o Rotary por prover voluntários e doações que ajudaram a diminuir em 99% os casos de pólio. “O mundo não seria o que é se não fosse o Rotary, e não chegará aonde deve chegar sem o Rotary”, disse aos presentes.

“O maior desafi o ainda está à nossa frente”, informou o presidente eleito do Rotary International, John Kenny. “Este subsídio demonstra que a Fundação Gates está tão comprometida em eliminar esta doença quanto o Rotary.” Os governos do Reino Unido e da Alemanha anunciaram também que doarão US$150 milhões e US$130 milhões, respectivamente, à Iniciativa Global de Erradicação, valores que não serão considerados para o Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary. O apoio dos governos dos países é essencial aos esforços de erradicação da pólio, salientou Scott.

Os rotarianos brasileiros, dentre os quais destaca-se um significativo contingente de profissionais da área de contabilidade, são presentes nas contribuições à Fundação Rotária como, também, como voluntários nos Dias Nacionais de Vacinação.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na revista do CRC RJ nº 140 jan/fez 2009

Solidariedade Incomum


As chuvas que assolaram Santa Catarina em novembro último trouxeram incontáveis prejuízos para aquele próspero estado. Pessoas perderam seus pertences, suas habitações, seus negócios e até mesmo entes queridos. A contabilidade dos danos podia ser facilmente feita pelas imagens e notícias que rapidamente foram veiculadas por todos os meios do noticiário nacional.

Solidário, o povo brasileiro logo se mobilizou para amenizar os problemas, promovendo campanhas de todo o tipo de doações que pudessem ser remetidas para os desalojados. Nesse particular, organizações como o Rotary logo se colocaram a serviço do servir. Confi áveis que são, os rotarianos puseram-se a promover campanhas
de doações de recursos, fi nanceiros e materiais, para que os fl agelados pudessem ter minorado o seu sofrimento. Todos os meios foram utilizados. Até mesmo um programa da TV Rotary Rio Comprido, que tem como produtor o contador e rotariano Eronildo Fernandes, foi veiculado pela internet (acesse www.rc.tv.br), conclamando os visitantes a se empenhar na busca de soluções.

Mas, acima de tudo, prevaleceu a ação dos rotarianos locais, incansáveis voluntários, na ação para seleção das doações, defi nição de prioridades, preparação dos gêneros e a presença para a atitude humanitária da palavra de perseverança e estímulo à retomada da vida normal. Solidariedade incomum de entrega por profissionais e empresários, gente ocupada, mas que se coloca sempre pronta para servir. Afi nal, os rotarianos praticam a máxima que os norteia: dar de si, antes de pensar em si. E nada mais razoável do que colocar em prática esse lema em situações
desafi antes, como essa que a natureza acaba de colocar para os irmãos de Santa Catarina.

Como sempre, contadores rotarianos perfilaram nesse fabuloso contingente de voluntários. Nesse caso, em vez de contabilizar perdas, somaram recursos e multiplicaram esperança.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 139 nov/dez 2008

Transparência e Ação

Cada vez mais o mundo dos negócios requer que haja transparência nos atos praticados pelos empresários e gestores e ação destes em momentos desafi antes provocados muitas vezes por acontecimentos internacionais, que, em ambiente globalizado, acabam por infl uenciar a vitalidade de nossas empresas e investimentos.

Para que haja sucesso na superação dos obstáculos, é indispensável que o contador se faça presente, registrando atos e fatos e fornecendo resultados precisos, em tempo real, para que a transparência dos negócios possa resultar em efetiva ação de proteção.

Esse mesmo papel de relevância inquestionável ocorre em todos os países, de diferentes ambiências legais, mas que trazem em comum a atuação do contabilista no seu labor profi ssional.

Da mesma forma ocorre com grandes fundos constituídos por recursos oriundos das mais variadas regiões deste planeta e que, concentrados em determinado país, são aplicados em vários mercados para garantir que sua rentabilidade possa ser colocada a serviço do objetivo que norteia sua capitalização.

Esse é o caso do fabuloso patrimônio constituído pela Fundação Rotária, de Rotary International (vide www.rotary.org), que, graças a um seguro sistema de controle contábil, pôde assegurar aos cerca de 1.220.000 rotarianos espalhados por mais de 207países e regiões geográficas que os recursos investidos estão garantidos contra os riscos decorrentes da crise econômica defl agrada a partir de 15 de setembro de 2008
.

Graças aos competentes contadores que prestam permanente assistência à Fundação Rotária, o secretário geral do Rotary International, Ed Futa, pôde prontamente emitir pronunciamento internacional tranqüilizando todos os doadores sobre as vias em que os recursos estão aplicados e dizendo que a destinação futura de sua rentabilidade se manterá de acordo com o planejamento traçado, podendo ser acessados pelos 33.219 Rotary Clubs para o desenvolvimento de projetos humanitários.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 138 set/out 2008

Rotary organiza Fórum sobre Balanço Social

Contabilistas associados a Rotary Clubs de diversas localidades do Estado do Rio de Janeiro, reunidos durante a 79ª Conferência do Distrito 4570 do Rotary International, realizada na Cidade de São Lourenço (MG), apresentaram à Assembléia Geral no dia 7 de junho a proposta de realização, na capital, de um fórum organizado
por Rotary Clubs fl uminenses para tratar do importante tema “Balanço Social – Relevância para as empresas e a sociedade”.

Aprovada por aclamação dos mais de mil rotarianos presentes, a proposta foi secundada pela Moção de Reconhecimento outorgada ao CRC-RJ, pelo apoio e estímulo que vêm sendo concedidos ao trabalho voluntário dos rotarianos. A Moção será entregue pelo governador José Nelson Carrozzino Filho ao presidente Antonio Miguel em ato público.

O Fórum sobre o Balanço Social será organizado em homenagem ao ilustre contabilista
Américo Matheus Florentino, associado por décadas ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Botafogo e incansável batalhador pela causa do reconhecimento das empresas que investem em ações de responsabilidade social. O professor e companheiro rotariano Américo Florentino faleceu em junho deste ano e o Fórum receberá o seu nome como forma de perenizar a sua dedicação ao desenvolvimento da ciência contábil, da
técnica da auditoria, dos negócios empresariais e do envolvimento das empresas com as questões maiores da sociedade em que atuam.

Os contabilistas interessados no Fórum sobre Balanço Social poderão obter mais informações por e-mail enviado para joperpadrao@oi.com.br.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 137 jul/ago 2008

Reunião de Contabilistas na Conferência do Distrito 4570 do Rotary International


Todos os anos um grupo de contadores rotarianos se reúne em uma Conferência Distrital onde são tratados assuntos relacionados aos projetos humanitários em que atuam em seus respectivos Rotary Clubs.

Este ano, na conferência organizada pelo governador José Nelson Carrozzino Filho, na Cidade de São Lourenço, entre os dias 5 de 7 de junho último, na reunião dos contabilistas, deu-se ênfase à importância do Balanço Social das empresas e do estímulo à demonstração dos investimentos realizados pelas organizações nas ações ambientais, justamente porque o encontro ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Como fruto dos assuntos tratados, os rotarianos contabilistas discutiram a possibilidade de fazer realizar um seminário específico para abordar a relevância do Balanço Social nas empresas, o que congregará companheiros de todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro que serão oportunamente convidados a prestigiar o acontecimento, trazendo suas experiências e contribuições técnicas.

O seminário será proposto para realização conjunta com o CRC-RJ e oportunamente noticiado neste jornal.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 136 mai/jun 2008

sábado, 30 de julho de 2011

Contabilistas ocupados, Voluntários entusiasmados

Os profissionais de contabilidade são pessoas dedicadas a seus afazeres técnicos, à assistência a seus clientes, ao estudo de novas práticas, à permanente atualização da legislação, à dinâmica de seus negócios, sem descuidar de seus compromissos particulares e assistência familiar. Portanto, muito ocupados, com inúmeros compromissos a cumprir, datas-limite a respeitar, responsabilidades a satisfazer.

Contudo, esses mesmos profissionais ainda encontram tempo para dedicar sua significativa contribuição como voluntários a causas humanitárias, atuando localmente em suas sociedades e contribuindo para projetos de maior envergadura de âmbito regional, nacional ou internacional. É o caso de vários profissionais que se associam a Rotarys Clubs, por exemplo, e fazem dessa participação a sua extraordinária contribuição para a construção de um mundo de paz e compreensão entre as pessoas.

Alguns exemplos podem servir como referência para tantos outros voluntários. No Distrito 4750 de Rotary International, que abrange as cidades de Niterói a Campos, atua Marcos Oliveira Rosa, do Rotary Club de Itaboraí, liderando com muito entusiasmo movimentos que extrapolam a sua área de especialização, como
é o caso do fórum sobre meio ambiente e recursos hídricos empreendido em fevereiro último naquela cidade fluminense. Associado ao Rotary Club de Resende – Agulhas Negras, encontramos Fulvio Abrami Stagi, atuante como governador (1995–1996) do Distrito 4600 de Rotary International, liderando inúmeras iniciativas em cidades do Vale do Paraíba entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na capital, o também governador 2005 – 2006 do Distrito 4570 de Rotary International,
que cobre as cidades do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense e de Petrópolis, associado ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Saara, presença marcante em cargos de grande relevância na estrutura da organização. E, ainda, o companheiro Eronildo Fernandes, incansável batalhador que amplia suas atividades contábeis como coordenador da Comissão Distrital da Imagem Pública do Rotary.

Contabilistas que fazem a diferença, compartilham a experiência de servir como voluntários em Rotary com a comunidade e engrandecem a profissão que abraçaram, demonstrando que ocupação jamais será argumento para deixar de contribuir para a melhoria de nossa sociedade.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 135 mar/abr 2008

Associação Brasileira da The Rotary Foundation


Há casos em que empresários, sensibilizados pelas dificuldades sociais em suas localidades, buscam fontes seguras para dirigir parcelas de seus lucros para o fomento de projetos humanitários. Pois bem, funciona no Brasil a Associação
Brasileira da The Rotary Foudation (www.rotaryint.com.br Associação Brsileira da TRF), constituída como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip, entidade sem fins lucrativos para a qual podem ser destinadas contribuições de empresas tributadas pelo lucro real.

A legislação tributária brasileira permite que todas as empresas baseadas no lucro real tenham a possibilidade de descontar até 2% do seu lucro operacional como despesa operacional a título de doações para organizações como a Associação
Brasileira da The Rotary Foudation. Sabe-se que no Brasil cerca de 40% das empresas funcionam obrigatoriamente sob esse regime tributário, incluindo- se nessa lista todos os bancos, financeiras, empresas de sociedade anônima até empresas menores, em que o custo da matéria-prima seja elevado, como é o caso das indústrias de calçados
ou artigos de couro.

As doações à Associação Brasileira são dirigidas à Fundação Rotária do Rotary International, entidade que investe recursos não reembolsáveis em projetos humanitários propostos e apoiados pelos mais de 32.925 Rotary Clubs espalhados por todo o mundo.

Os contabilistas brasileiros têm papel especial junto aos empresários no momento de
orientá-los na escolha da melhor destinação dessa parcela de contribuição com parte de seus recursos operacionais. E, nesse momento, a Associação Brasileira da The Rotary Foudation poderá ser uma excelente opção, com retorno garantido para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International * Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 134 jan/fev 2007

Fundação Rotária – Fonte de Recursos para Projetos Humanitários


A implementação de projetos de responsabilidade social nas corporações é condicionada
pela disponibilidade de recursos. Da mesma forma, o desenvolvimento de programas humanitários empreendidos por organizações de voluntários que assumem atividades tanto em nível local, em lugarejos e cidades espalhadas por todos os continentes, quanto em âmbito global, na ação conjunta com entidades mundiais.

Esse é o caso do Rotary International e da sua Fundação Rotária (vide www.rotary.
org), uma das maiores e mais tradicionais fontes de recursos financeiros para aplicação pelos mais de 32.500 Rotary Clubs espalhados por mais de 200 países em suas próprias comunidades, ao mesmo tempo que assume papel de destaque em programas globais, como o combate ao vírus e erradicação da poliomielite na face da Terra.

Isso é o Rotary, entidade formada por profissionais e empresários que conta com
valorosos contabilistas em seus quadros. Seja você também um desses líderes de destaque.

Procure o Rotary Club mais próximo de sua residência ou local de trabalho, busque
informações com outros contabilistas rotarianos ou, então, envie-nos a sua mensagem
pelo “fale conosco” do portal www.rotary4570.org.br.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International * Contador
Publicado na Revista do CRC RJ nº 133 nov/dez 2007

Contador canadense é o novo


Mais de 1,2 milhão de profissionais e empresários, homens e mulheres, adultos,
reconhecidos por sua boa conduta nos negócios e na vida particular, são associados a
32.766 Rotary Clubs, atuantes em 205 países e regiões geográficas, levando seus serviços voluntários em favor da paz e da compreensão entre os povos de todo o mundo.
Uma vez por ano, esse fabuloso contingente de voluntários escolhe um de seus
companheiros para ocupar a presidência do Rotary International, sempre exercida no período entre 1º de julho e 30 de junho. Esse líder, escolhido por sua longa trajetória em prol da humanidade, deve ter exercido anteriormente cargos como presidente do seu Rotary Club local, como governador de seu distrito regional, como
diretor internacional da organização, para, enfim, chegar a ter seu nome cogitado
para atingir o mais alto cargo na organização, que há 102 anos vem crescendo em representatividade e abrangência, servindo com uma gigantesca rede de contatos para a prestação de serviços humanitários.

Pois bem: neste período de 2007 a 2008, os contadores de todas as nacionalidades
estão celebrando a ascensão do contador Wilfrid J. Wilkinson
à Presidência do Rotary International. Sócio-fundador da empresa de contabilidade
Wilkinson & Company, é ex-presidente do conselho de contadores
públicos da província de Ontário e ex-tesoureiro do Canadian Institute
of Chartered Accountants (Instituto Canadense de Contadores Públicos) e
do Institute of Chartered Accountants of Ontario (Instituto de Contadores
Públicos de Ontário). É também membro do Institute of Chartered Accountants
of Quebec (Instituto de Contadores Públicos de Quebec).

O presidente Wilfrid Wilkinson entusiasma os rotarianos com seu lema
inspirador: “Rotary Compartilha”. E é compartilhando os anseios e projetos
da comunidade local e mundial que os contadores brasileiros, associados a
entidades como o Rotary, emprestam a sua competência ao projeto de construção
de uma sociedade justa, que garanta o futuro das novas gerações.

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International • Contador
Publicado na revista do CRC RJ nº 132 de set/out 2007